quarta-feira, 28 de maio de 2008

Religião e voluntariado

Por Bianca Furtado

O voluntário está por toda parte, em comunidades carentes, escolas, hospitais ou creches promovendo variadas campanhas, atuando com diversos públicos e em várias áreas. Em um levantamento sobre filantropia e cidadania no Brasil realizado pelo Instituto de Estudos de Religião, 70% dos entrevistados afirmaram que fazer doações ou participar de atividades voluntárias em organizações sociais faz parte de sua crença religiosa. Não há como negar a grande contribuição dos movimentos religiosos, que foram grandes difusores da filantropia pelo mundo. Alguns autores afirmam que esses movimentos foram os primeiros a pregar a caridade e o doar-se ao próximo, buscando a elevação do ser por meio da boa ação, do assistencialismo, da benevolência.


No Brasil, a tradição do voluntariado sempre esteve presente, seja na forma de doação de dinheiro ou de tempo de trabalho. O voluntariado era geralmente associado a um trabalho de caráter religioso, assistencialista e de ajuda às pessoas carentes e menos favorecidas. A motivação por valores como caridade, compaixão e amor ao próximo, começa a ceder espaço para uma motivação por valores como cidadania e participação responsável, consciente e comprometida com a comunidade, tanto dos indivíduos como das instituições.


O Brasil é um país católico, mas é, também, o país da abertura religiosa, da variedade de crenças e do sincretismo. É esta dupla verdade que faz a beleza e as agruras da religiosidade brasileira. O voluntariado é uma grande e indispensável força de solidariedade e dedicação. Existem milhares de pessoas, em todo o país, que fazem trabalho voluntário e precisam ser incentivadas a continuar de maneira sistematizada e com maior reconhecimento da sociedade. Vem se juntar a esse esforço o cidadão comum que - como ser humano solidário, devoto ou apenas cidadão - por ética, religião ou responsabilidade social se coloca disponível para colaborar voluntariamente neste grande mutirão cívico que se forma na perspectiva de construir um novo futuro para o nosso país.


Tirado de:http://www.portaldovoluntario.org.br/site/pagina.php?idconteudo=817

Postado por:Larissa Paula da Costa

Nenhum comentário: